segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Voto em lista


Está sendo discutida no Congresso a proposta da votação em lista fechado. A medida se constitui da seguinte forma:
Os eleitores votarão apenas na legenda, ou seja, vota-se no partido e não em um candidato especifico, e ficará a cargo do partido vencedor decidir seus representantes.
Na câmara as opiniões se dividem, partidos como PT, DEM e parte do PDM são favoráveis a medida, já partidos com menos representantes na bancada como PDB, PTB e PR se mostram contra a lista fechada.
Pessoalmente acho que a medida é um atentado a democracia, que, no Brasil, nunca foi das mais genuínas. Os mesmos que ontem lutavam por “Diretas Já” hoje aprovam medidas de “eleições” indiretas. Se fala tanto em foto consciente, mas te pergunto: Como posso votar consciente se não tenho consciência de quem estou confiando meu voto?
Fora que, tal medida, beneficiará os “caciques” partidários, que terão vaga garantida no Congresso, consequentemente seus filhos, e netos... Um prato cheio para o nepotismo!

Caso a medida for aprovada, entrará em vigor já nas eleições de 2010, então estejam preparados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário