segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Voto em lista


Está sendo discutida no Congresso a proposta da votação em lista fechado. A medida se constitui da seguinte forma:
Os eleitores votarão apenas na legenda, ou seja, vota-se no partido e não em um candidato especifico, e ficará a cargo do partido vencedor decidir seus representantes.
Na câmara as opiniões se dividem, partidos como PT, DEM e parte do PDM são favoráveis a medida, já partidos com menos representantes na bancada como PDB, PTB e PR se mostram contra a lista fechada.
Pessoalmente acho que a medida é um atentado a democracia, que, no Brasil, nunca foi das mais genuínas. Os mesmos que ontem lutavam por “Diretas Já” hoje aprovam medidas de “eleições” indiretas. Se fala tanto em foto consciente, mas te pergunto: Como posso votar consciente se não tenho consciência de quem estou confiando meu voto?
Fora que, tal medida, beneficiará os “caciques” partidários, que terão vaga garantida no Congresso, consequentemente seus filhos, e netos... Um prato cheio para o nepotismo!

Caso a medida for aprovada, entrará em vigor já nas eleições de 2010, então estejam preparados!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

19/08 DIA DO ATOR

Ser atriz é se entregar de corpo e alma, ser livre, sem medos e vícios, é a eterna busca do humano (Foto acima: Meros Hemiférios - 2009, Tainá Reis, eu!, como Heloísa)

Como poucos sabem, hoje se comemora o dia do ator ! Essa profissão incrível, cujo cada dia é um batalha, a qual eu vejo lutando à anos...

Hoje estava lendo uma edição de 2004 da Gazeta do Povo, onde fala sobre todos os cursos superiores ofertados no Paraná, e lendo sobre o curso de Artes Cênicas, ofertado pela FAP (também pela UEL se não me engano) duas coisas me chamaram a atenção.

Algo que dizia mais o menos assim: "por mais que pra quem esteja na plateia, a vida de ator seja apenas de glamur e dinheiro, ou até mesmo a falta dele..." HAHAHA isso foi engraçado, posso afirma que a ultima opção é a mais comum!

Outra coisa muito interessante que comentaram, é a falta de incentivo. No texto falava-se em expectativas de melhoras por conta da 'lei de incentivo a cultura', mas vejo que de 2004 pra cá pouca coisa mudou. Isso faz com que quem esteja nessa vida, fique por prazer, por amor a arte e ao teatro, e não por pressão dos pais, como acontece em muitas profissoes (no caso do teatro geralmente os pais são contra...).

Falo isso porque já sofri na pele o preconceito, a falta de incentivo, patriocío, a falta de dinheiro...

É realmente uma profissão que exige muita garra! Mas não há nada mais gratificante do que o som dos aplausos ao final do espetáculo, o reconhecimento do publico, o frio na barriga antes de entrar em cena, a adrenalina no palco... Vale todo o sacrifício.


Por isso meu sincero parabens para todos os atores de atrizes, e todos aqueles que fazem a magia do teatro aconteçer, continuem na luta!


E apoveito para divulgar um espetaculo muita bacana que vi hoje: Ele se chama NOMOS , faz uma mistura de imagem e sons que torna a estética do espetáculo interressantissima e muito diferente. Vale a pena!

Dias: 18, 19 e 20 de agosto

às 20h no Teatro da Caixa ( Curitiba )

ENTRADA FRANCA

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

40 Anos de WOODSTOCK




Há 40 anos atrás, o homem pisou pela primeira vez na Lua com o Apollo 11;
E pela primeira vez na Terra com o Woodstock...

Nos dias 15, 16 e 17 de 1969 foi realizado um festival que mudou o o cara do Rock'n'rool! E representou o auge da "contracultura" do movimento hippie.
500 mil pessoas, sem ter onde dormir, quase sem comida e muitas vezes sem agua potável,
reunidas, durante três dias, pela musica em nome da paz e do amor.

Um festival de reuniu lendas como Joan Baez, Grateful Dead, The Who, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Crosby, Stills e Nash.

Ideias como: 'Sexo, Drogas e Rock'n'rool', 'Flower Power' e 'Paz e Amor' ; foram concretizados ali.

Drogas, nudez, rock, lama e ioga fizeram parte da rotina de quem ali pisou e protagonizou o festival que está prestes a completar 40 anos.